Os secretários são os profissionais responsáveis pelas diversas tarefas administrativas necessárias ao correto funcionamento de uma administração, serviço ou escritório. As tarefas de secretariado são, entre outras, processar, datilografar e traduzir relatórios, cartas e atas, atender telefonemas, receber visitantes, marcar encontros e entrevistas, contactar clientes, preencher impressos, enviar documentos através de fax e correio e organizar e manter diversos ficheiros e dossiers.
Podem também preparar processos para a chefia, compilando a documentação e a informação necessárias, transmitir decisões, providenciar reuniões de trabalho e redigir as suas atas, tirar fotocópias, receber e classificar correspondência e documentos, efetuar a marcação de viagens e assegurar a ligação entre os profissionais que secretariam e o resto dos elementos da organização, planear e organizar a rotina diária e mensal da chefia/direção, providenciando pelo cumprimento dos compromissos agendados.
Assim, o Profissional de secretariado tem de:
- Organizar a agenda, efetuando a marcação de reuniões, entrevistas e outros compromissos, tendo em conta a sua duração e localização e procedendo a eventuais alterações;
- Organizar reuniões, elaborando listas de participantes, convocatórias, preparando documentação de apoio e providenciando pela disponibilização e preparação do local da sua realização, incluindo o equipamento de apoio;
Organizar deslocações efetuando reservas de hotel, marcação de transporte, preparação de documentação de apoio e assegurando outros meios necessários à realização das mesmas. Assegurar a comunicação da chefia/direção com interlocutores, internos e externos, em língua portuguesa ou estrangeira.- Receber chamadas telefónicas e outros contactos, efetuando a sua filtragem em função do tipo de assunto, da sua urgência e da disponibilidade da chefia/direção, ou encaminhando para outros serviços;
- Acolher os visitantes e encaminhá-los para os locais de reunião ou entrevista;
- Contactar o público interno e externo no sentido de transmitir orientações e informações da chefia/direção.
- Organizar e executar tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/direção;
- Selecionar, registar e entregar a correspondência urgente e pessoal e encaminhar a restante a fim de lhe ser dada a devida sequência;
- Providenciar a expedição da correspondência da chefia/direção;
Organizar uma viagem (viagem de comboio; viagem de automóvel; viagem de avião, etc.), tratando dos respetivos documentos (passaporte; documentos de sanidade; seguro de viagem; aspectos financeiros da viagem; outros aspectos práticos; pedido de título de transporte e de hotel; escolha e reserva dos hotéis e da viagem de regresso).
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