Marketing

1. Caracterização da Disciplina
O programa da disciplina de Marketing integrado na componente de formação técnica do curso profissional de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, caracteriza-se pela sua função de base neste curso de comunicação, na medida em que estrutura os fundamentos de todas as técnicas específicas que são hoje utilizadas para comunicar eficazmente com todos os públicos de uma empresa, de uma organização ou de qualquer outro tipo de entidade.

Sendo inegável que atualmente o marketing se encontra presente em todos os domínios da atividade económica e em todos os setores da vida quotidiana, esta disciplina assume um carácter de relevo na formação profissional dos jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento nas vertentes pessoal, social e profissional, preparando-os para o exercício competente e consciente da sua futura profissão.

2. Visão Geral do Programa
O programa da disciplina de Marketing pretende ser um documento orientador da prática letiva, contemplando um conjunto de conteúdos programáticos que permitem adquirir competências orientadas no sentido de construir o perfil profissional adequado ao futuro Técnico, para uma integração plena no mercado de trabalho.

A disciplina integra o plano curricular do curso com uma carga horária de 270 horas correspondentes a nove módulos. Estes contemplam todas as manifestações do marketing até ao que de atual e estratégico se faz, não deixando de focar e particularizar todas aquelas áreas que, por si só, se apresentam como potenciais campos de trabalho para os alunos.

3. Competências a Desenvolver
Pretende-se que o aluno desenvolva o seguinte perfil de competências:
Conhecer a função do marketing;
Compreender as técnicas de marketing em diferentes tipos de empresas e setores de actividades;
Conhecer o funcionamento de estudos de mercado;
Elaborar estratégias e planos de marketing;
Pensar em projetos para mercados físicos e virtuais;
Participar na definição de uma política de comunicação integrada.

4. Orientações Metodológicas / Avaliação
A metodologia a utilizar pretende valorizar o aluno centrando-se no seu processo de aprendizagem.
Nesta medida, privilegiar-se-ão, por um lado as metodologias interrogativas, demonstrativas e activas emcontexto de sala de aula e, por outro lado, metodologias de aprendizagem em situação de contexto detrabalho.

Quanto às metodologias a utilizar em contexto de sala de aula, o aluno deverá ser estimulado a uma participação ativa na construção do conhecimento com a orientação do docente.

Quanto às metodologias a utilizar em contexto de trabalho, o aluno deverá, sob orientação técnica, pôr em prática, individualmente ou em grupo, os conhecimentos adquiridos. Dessa maneira, consolidará saberes e adquirirá capacidade crítica para questionar esses mesmos conhecimentos.

A avaliação terá como um dos seus objetivos centrais verificar a aquisição e domínio das competências e capacidades previstas no plano de formação.
A avaliação fornecerá igualmente elementos de controlo sobre a organização do processo educativo, permitindo identificar as alterações que a própria escola ou qualquer um dos seus intervenientes concluam ser necessário introduzir nas condições de ensino/aprendizagem.

A avaliação será fundamentalmente de natureza contínua e pressupõe a participação e responsabilização de todos os intervenientes do processo de ensino/aprendizagem, sem diluir aresponsabilidade profissional de cada um dos docentes.

A avaliação refere-se sempre a objetivos e critérios de desempenho definidos, apresentando diversas formas, enquadrados necessariamente em três vertentes:
aquisição de competências e domínios das aprendizagens;
aquisição de metodologias de trabalho;
educação de capacidades, atitudes e comportamentos.

São agentes do processo de avaliação:
o(s) docente (s) que lecciona (m) a disciplina;
os restantes alunos do grupo turma, cuja participação deverá ser solicitada;
outros elementos exteriores à escola, que tenham participado no processo de ensino/aprendizagem; o conselho de turma, enquanto elemento de ratificação das classificações.

A avaliação processa-se segundo quatro vertentes:
avaliação formativa;
avaliação sumativa;
avaliação contínua;
avaliação descritiva e qualitativa.

5. Elenco Modular
1 Introdução e fundamentos do marketing -30h
2 Mercado e sua envolvente -30h
3 Posicionamento / estratégia de marketing / marketing-mix - 30h
4 Marketing de serviços - 30h
5 Sistemas de informação / Estudos de mercado - 30h
6 Marketing operacional / Marketing social - 30h
7 Gestão estratégica e planeamento de marketing - 30h
8 e – marketing - 30h
9 Marketing e comércio internacional - 30h

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