Sociologia



1 - Caracterização da Disciplina

A disciplina de Sociologia integra a componente científica dos cursos profissionais orientados para os serviços de apoio social, com uma carga horária total de 200 horas. Essa componente é constituída, em cada curso profissional, por duas ou três disciplinas que proporcionam uma formação científica de base que corresponde, simultaneamente, às exigências de um nível secundário de educação e de uma qualificação profissional de nível 3.

A Sociologia é uma das áreas estruturantes das ciências sociais e o seu estudo permite a aquisição de instrumentos fundamentais para compreender as sociedades contemporâneas – industrializadas, multiculturais e em permanente mudança – em especial, a sociedade portuguesa. De facto, a Sociologia tem por principal objetivo estudar o comportamento humano enquanto produto da vida social, permitindo que o actor social compreenda a influência da sociedade nos seus comportamentos, levando-o assim a reflectir sobre a sua vida. Desta forma, favorece-se o desenvolvimento nos alunos de uma atitude crítica, fomentando o debate de ideias e a tomada de decisões e contribuindo para a formação integral do cidadão.

O estudo da Sociologia visa ainda possibilitar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que lhes facilitem a aprendizagem de competências-base associadas às qualificações visadas pelos respectivos cursos. De facto, num curso profissional revela-se  importante a aquisição da dimensão instrumental da Sociologia, para a compreensão dos contextos de trabalho dos futuros técnicos.

Assim, esta disciplina deverá transmitir um conjunto de saberes humanísticos, científicos e técnicos no sentido de desenvolver as competências dos alunos que lhes permitam quer o exercício responsável de uma cidadania ativa, quer uma efetiva inserção no mundo do trabalho.

Deste modo, consideraram-se finalidades da disciplina:
Contextualizar a Sociologia no conjunto das ciências sociais.
Contribuir para a compreensão de conceitos fundamentais para a análise sociológica da realidade social.
Fomentar a articulação de conhecimentos sobre a realidade social.
Mobilizar conhecimentos para analisar a sociedade portuguesa.
Promover a análise das transformações das sociedades contemporâneas, nomeadamente, da sociedade portuguesa.
Desenvolver técnicas de trabalho intelectual no domínio do “aprender a aprender”.
Promover o gosto pela pesquisa e a utilização de instrumentos diversificados, nomeadamente recorrendo às novas tecnologias de informação.
Desenvolver a capacidade de trabalho individual e em grupo.
Contribuir para a melhoria do domínio, escrito e oral, da língua portuguesa.
Fomentar atitudes e valores de respeito pelas diferenças, solidariedade e cooperação.
Promover o exercício da cidadania ativa.
Contribuir para a integração no mundo do trabalho.

Visão Geral do Programa
Os conteúdos programáticos da disciplina foram selecionados tendo em atenção as finalidades definidas e a sua adequação ao público a que se destinam. Com efeito, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e instrumentos que lhes permitam compreender a realidade social, favorecendo, concomitantemente, o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma profissão.

Na escolha dos temas e nas propostas de abordagem prevaleceu não só a sua relevância científica, como também a sua atualidade na explicação do funcionamento da sociedade contemporânea, em particular, da sociedade portuguesa.
A estruturação dos temas em módulos teve como referência o processo de ensino/aprendizagem, de forma a garantir a sua progressão equilibrada e sustentada. Neste sentido, foi tido em conta um critério de acessibilidade dos conteúdos por parte dos alunos, na definição e na organização dos conceitos e dos instrumentos de análise científica, utilizados pela Sociologia.

Assim, o programa, segundo o modelo curricular dos cursos profissionais, foi estruturado em sete módulos, aos quais correspondem as temáticas que a seguir se apresentam.

2 - Distribuição dos Temas pelos Módulos

MÓDULO 1 – Descobrindo a Sociologia (18h)
Sociologia e conhecimento da realidade social
Novos campos de investigação
Etapas e técnicas de investigação sociológica

MÓDULO 2 – Sociedade e Indivíduo (24h)
Interacção social e papéis sociais
Socialização e cultura
Integração Social

MÓDULO 3 – Viver em Sociedade (24h)
A família
A escola
As organizações

MÓDULO 4 – A Sociedade Contemporânea (33h)
O fenómeno da globalização
Consumo e estilos de vida
Sociedade e ambiente

MÓDULO 5 – Diferenciação na Sociedade Contemporânea (36h)
Desigualdades sociais
Migrações, identidades culturais e etnicidade
Género e identidade social
Pobreza e exclusão social

MÓDULO 6 – Vertentes de Política Social (27h)
Os direitos humanos
A intervenção do Estado nas esferas económica e social
Dimensões da política social na sociedade portuguesa contemporânea
Outras instituições com projetos de intervenção social

MÓDULO 7 – Trabalho de Pesquisa (36h)
Aplicação de um ou dois modos de recolha de informação utilizados pela Sociologia
Selecção e tratamento da informação recolhida
Apresentação e sistematização das conclusões
Organização do debate

3 - Competências a Desenvolver
"Das finalidades e dos conteúdos da disciplina, decorre um conjunto de competências a desenvolver consideradas fundamentais:
- Utilizar a perspetiva da Sociologia na análise da realidade social.
- Mobilizar conceitos sociológicos para analisar aspetos relevantes da sociedade contemporânea, nomeadamente, da sociedade portuguesa.
- Utilizar de forma correta a terminologia sociológica.
- Mobilizar o conhecimento sociológico para a construção de projetos de intervenção social.
- Revelar métodos de estudo e hábitos de trabalho individual e de grupo.
- Propor planos de trabalho, definindo metodologias e recursos, concretizá-los e avaliá-los, emtermos de processos e de produtos.
- Utilizar corretamente a língua portuguesa na expressão oral e escrita.
- Estruturar respostas com correção formal e de conteúdo.
- Recolher, selecionar e interpretar documentos de diversos tipos (textos de autor, quadros egráficos estatísticos, audiovisuais, etc.).
- Elaborar pequenas análises e sínteses de documentos.
- Apresentar comunicações orais recorrendo a suportes diversificados de apresentação da informação.
- Demonstrar espírito criativo e de abertura à mudança.
- Revelar atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças étnicas, culturais e religiosas.
- Revelar empenhamento na defesa dos direitos humanos.
- Desenvolver atitudes de responsabilização e intervenção pessoal e social numa perspectiva de cidadania ativa."


4 - Orientações Metodológicas
"As finalidades e as competências a desenvolver na disciplina apontam para um processo de ensino/aprendizagem centrado no aluno, atendendo às motivações e interesses de todos os participantes (alunos/professores), e que potencie, de forma continuada, a construção e reconstrução dos saberes.

Deste modo, será importante diversificar as estratégias a utilizar, recorrendo sempre a metodologias ativas, adequando-as às diversas necessidades específicas dos alunos, bem como às qualificações associadas às saídas profissionais de cada curso.
Assim, para facilitar essa aprendizagem, o professor, para além de sistematizar os conteúdos estudados, deverá articular os conhecimentos entre si e integrá-los nos contextos reais em que os atores sociais se movimentam. Daí que um dos aspetos principais da exposição seja a utilização de exemplos próximos do quotidiano dos alunos.

Ao longo de cada módulo, os professores deverão também orientar os alunos no sentido de realizarem, individualmente ou em grupo, pequenos trabalhos de modo a despertar neles a capacidade de construção do conhecimento, desenvolvendo uma autonomia funcional no ato de aprender. A aprendizagem só ficará completa quando o aluno for eficaz na aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Neste sentido, na leccionação do programa privilegiam-se as seguintes atividades/procedimentos:

Trabalho de grupo
A técnica de trabalho de grupo serve não só para a aquisição e partilha de conhecimentos, mas também para a criação de oportunidades para a expressão da criatividade individual, estimulando-se uma dinâmica de afeividade positiva entre os membros do grupo, por forma a que cada um se sinta a partilhar projectos comuns e tenha gosto em estar envolvido nesses projetos. Neste sentido, o trabalho de grupo favorece a avaliação quer da aquisição de conhecimentos e de procedimentos, quer do desenvolvimento socioafectivo dos alunos.

Utilização de instrumentos diversificados na prática letiva
Para além do método expositivo, existem diversos instrumentos disponíveis que podem ser preferencialmente mobilizados consoante o contexto/situação de aprendizagem.
Também se sugere que os professores incentivem os alunos na observação de cenas do quotidiano, por forma a aperceberem-se da sua importância na construção de um “olhar sociológico” sobre a realidade social, na realização de pesquisa documental em diferentes suportes e de entrevistas e inquéritos por questionário à comunidade envolvente. As informações recolhidas deverão ser tratadas e organizadas, eventualmente, em dossiers temáticos.

Apresentações e debates
O tratamento e organização da informação recolhida permitirá a elaboração e sistematização de conclusões escritas que poderão assumir a forma de pequenas sínteses ou relatórios.
Os resultados dos trabalhos realizados poderão ser ainda apresentados oralmente e debatidos na turma, sob a orientação do professor.

O último módulo da disciplina (Módulo 7) tem como objecto a realização de um trabalho de pesquisa que assumirá a forma de trabalho de grupo, orientado pelo professor. Esse trabalho, para além de mobilizar os conhecimentos teóricos adquiridos, tem por objectivo a aplicação de uma ou duas técnicas utilizadas pela Sociologia na recolha de informação, sua seleção e tratamento, de modo a permitir a apresentação de conclusões e posterior debate.

O tema do trabalho será escolhido pelos alunos e poderá:
- incidir sobre quaisquer dos conteúdos lecionados na disciplina, tendo como referência a sociedade portuguesa contemporânea; ou
- decorrer dos interesses vocacionais dos alunos – o trabalho social, podendo ser efetuado em articulação com as disciplinas de formação técnica e com a formação em contexto de trabalho, evidenciando os contributos da Sociologia para a concretização do projeto conducente à Prova de Aptidão Profissional (PAP), a realizar pelos alunos.

Deste modo, o professor deve ter a preocupação de fazer um levantamento dos interesses dos alunos relativamente aos temas sobre os quais estes pretendem realizar o trabalho, bem como às técnicas a utilizar, por forma a que possam dar início à recolha de informação e à sua organização, por exemplo, num dossier temático próprio.
Importará delimitar os conteúdos e processos objeto de avaliação nos diferentes espaços curriculares implicados no desenvolvimento do trabalho, devendo os alunos ter disso conhecimento atempado."

Avaliação
"O modelo pedagógico proposto – pedagogia ativa – implica que se dê especial importância aos efeitos reguladores da avaliação, na medida em que permitem uma constante adequação dos objetivos de aprendizagem, às situações e aos sujeitos desse processo.
Com efeito, face às múltiplas competências que a disciplina promove, a avaliação não pode ignorar a diversidade sociocultural dos alunos e os seus diferentes estilos de aprendizagem. Isto significa que, face à heterogeneidade específica de cada grupo e à diferenciação dos itinerários escolares, os professores deverão analisar criticamente as suas práticas pedagógicas e seleccionar de forma adequada as suas estratégias de ensino/aprendizagem e de superação das dificuldades detectadas, reconhecendo a existência de caminhos diferentes para alcançar o mesmo objetivo.

Nesta perspetiva, a avaliação, como prática pedagógica integrada no processo de ensino/aprendizagem, deverá ser integral, sistemática e contínua, tendo por objecto não só os produtos mas, também os processos, com intenção profundamente formativa.
Assim, a avaliação deve contemplar a diversidade de competências a desenvolver e de objetivos de aprendizagem a atingir, clarificando objetos de avaliação que deverão incidir tanto na aquisição de conhecimentos como no desenvolvimento de atitudes e de comportamentos, bem como na progressão efetuada pelo aluno ao nível da consecução dos objetivos.

Por outro lado, a avaliação dos processos de aprendizagem deverá ser realizada de forma sistemática em interação permanente com os alunos. Desta forma, a avaliação assumirá a sua dimensão formativa, permitindo ajudar o aluno a aprender, identificando as suas dificuldades, reformulando os seus métodos de trabalho e reconstruindo os seus saberes, e contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos de ensino/aprendizagem. Também com carácter igualmente formativo, o professor deverá realizar, sempre que considerar oportuno, a avaliação diagnóstica.

Neste contexto, a auto e a heteroavaliação assumem um papel importante, particularmente, no que se refere aos trabalhos de grupo e à avaliação global de cada módulo, permitindo responsabilizar o aluno e promover a educação para a cidadania, desenvolvendo a reflexão e o espírito de crítica e de autocrítica.

No momento final de cada módulo, terá lugar a avaliação sumativa interna com a consequente classificação dos alunos. Tendo em atenção o rigor necessário nesta fase do processo de avaliação, terá de se ter em conta os diferentes objetos de avaliação, o que significa que os testes escritos não podem ser considerados os únicos elementos objetivos da avaliação, nem a avaliação sumativa se poderá reduzir a uma média aritmética dos diferentes resultados de avaliação.

Deste modo, a construção do processo de avaliação implica o envolvimento de professores e alunos, devendo o professor:
- apresentar e discutir, no início de cada módulo, a metodologia de trabalho a adotar, bem como os produtos e os parâmetros de avaliação, enquadrando-os nos critérios de avaliação já definidos pela escola;
- valorizar a dimensão formativa do processo de avaliação, promovendo uma avaliação interativa que permita reajustamentos do processo de ensino/aprendizagem.
- utilizar instrumentos de avaliação diversificados e adequados aos objectos de avaliação e às características dos seus alunos.

Neste sentido, sugere-se, entre outros, a utilização dos seguintes instrumentos de avaliação:
- grelhas de registo de atitudes e de comportamentos;
- grelhas de observação do trabalho individual e em grupo;
- grelhas de avaliação relativas a relatórios de actividades ou de visitas de estudo, a testes escritos,
à organização de dossiers temáticos, de jornais de turma e de exposições, à apresentação oral ou escrita de trabalhos e à participação em simulações e em debates;
- fichas de auto e heteroavaliação.

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