A palavra “Secretariado” deriva, do termo “Secreto”, tem origem no Latim “Secretarium” que significa: lugar retirado, conselho privado. Tal facto acontece porque o Secretário, ao preparar o trabalho do dirigente que apoia, sabe de “segredos” que só ao seu superior e à empresa estão circunscritos.
Segundo estas pessoas, a função de Secretariado pode traduzir-se, de uma forma que facilita a ação do seu superior direto, pois ele retira-lhe a preocupação sobre questões menores e que podem ser solucionadas por ele.
Por que uma empresa precisa de uma secretária?
Algumas pessoas responderiam: “para atender ao telefone, a campainha, cuidar da correspondência e gerir a agenda”. A resposta não é incorreta. Mas quem é secretária, e quem realmente conhece a fundo a importância dessa profissão, daria uma explicação muito mais completa.
Uma empresa precisa de uma secretária, porque ela é a "cuida de todos": chefes, funcionários, clientes, fornecedores, e muito mais. Ela é uma peça que une e integra os elementos da organização, permitindo e facilitando a comunicação entre chefes e funcionários, entre as pessoas de fora e a equipe da empresa, entre a base e topo do mundo dos negócios.
É ela quem organiza tudo, no plano material, para que todas as mentes possam trabalhar com foco, concentrados em suas atividades específicas, e não em quem consertará o ar condicionado ou comprará mais papel para a impressora.
Ela é um verdadeiro cartão de visita da empresa, abrindo as portas para quem chega e para quem sai. Ela, correndo de um lado para o outro, e atendendo a mil pedidos, é o coração do ambiente de trabalho, bombeando a energia e informação para todos os setores da empresa, sem nunca parar.

E isso só comprova a importância dessa profissional, pois secretárias valorizadas, apoiadas em seu desenvolvimento pessoal e profissional, preenchidas com alegria, auto-estima e bem-estar, serão verdadeiros amplificadores do potencial da empresa. O que passar por ela chegará a seu destino com muito mais energia e clareza. O cliente falará com a empresa com mais satisfação. Os chefes receberão informações mais precisas. Os funcionários ficarão bem melhor integrados. Os profissionais de apoio, como o carteiro e profissionais de suporte técnico, servirão a organização com melhor boa vontade.
Sem comentários:
Enviar um comentário