sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tipos de Eventos

Evento público
São atos em que participam tanto as individualidades particulares como autoridades civis e militares e convidados em geral, que são abertos ao público, como as paradas militares, comemorações locais, municipais, nacionais e outras, inaugurações de obras e edifícios públicos, etc.

Evento oficial
Todos os atos em que participam o Chefe de Estado, em representação do país, membros do governo, presidentes de câmaras municipais e de outras entidades públicas, em receções, visitam, encontros, assinaturas de acordos, etc.

Evento privado
São eventos que se caracterizam por visitas a empresas, inaugurações de instalações privadas, lançamento de produtos ou de serviços de uma empresa.

 


Os acontecimentos/eventos podem ser:
Feiras e exposições
É um dos melhores processos de uma empresa se dar a conhecer, de criar, de manter ou de reforçar a sua imagem, bem como de abrir novos mercados, através da exposição dos seus produtos ou serviços em feiras e exposições.
Assim, a empresa deverá estar presente num pavilhão na feira, com a melhor localização possível, devendo a sua decoração ser confiada a um profissional. O pessoal que nela participar deverá ser previamente treinado e motivado para o seu melhor desempenho.

Seminários
Usualmente os seminários são considerados como excelentes instrumentos de Formação de Pessoal, bem como de Relações Públicas Internas.
São reuniões de empregados visando a sua formação, treino, desenvolvimento ou atualização técnico profissional. A sua duração pode ir de um dia até várias semanas.

Palestra
Método de discussão em que os oradores se envolvem com o auditório numa busca de respostas e conclusões através de perguntas e debates. Pode ser complementada com uma visita técnica, uma demonstração.

Convenção
Consiste na reunião de profissionais de uma mesma empresa ou de várias empresas. Têm como finalidade as vendas, lançamento de produtos ou serviços e comemorações.

Simpósio
Trata-se de uma reunião de especialistas de categoria, com a direção de um moderador, para a presentação de um tema de grande importância, geralmente científico, dirigido a um auditório selecionado. Os especialistas desenvolvem partes de um mesmo tópico, e posteriormente entre todos desenvolvem uma segunda fase de debate. O coordenador do simpósio deve apresentar os especialistas, introduzir os tópicos de cada assunto e resume as exposições feitas. O auditório só participará no final, com perguntas escritas e identificadas.

Painel
É uma reunião essencialmente questionadora, onde um pequeno grupo de intervenientes discute um ou mais tópicos para um auditório. O grupo do painel estará disposto em mesa de semicírculo com o presidente ao centro.

Mesa redonda
É diferente do painel por haver um tempo específico para a discussão pelos especialistas convidados das teses apresentadas pelos colegas. Pode haver participação do auditório.

Fórum
É uma reunião que pretende a participação intensa do auditório, de preferência numeroso. Pretende-se sensibilizar a opinião pública sobre determinados problemas sociais. O tema de interesse geral é proposto por um coordenador que busca a opinião de todos. O debate é livre até se chegar a uma conclusão.

Debate
É uma discussão entre dois oradores, que defendem o seu ponto de vista sobre um qualquer assunto, em que o auditório só participará através dos aplausos ou protestos.

Conferência
Trata-se de uma reunião informativa caracterizada por uma exposição sobre um determinado assunto para um grande número de pessoas, por exemplo jornalistas. Deve ter um presidente de mesa para a condução dos trabalhos, tendo um carácter mais formal que uma palestra. As perguntas são feitas e identificadas no final da exposição. A conferência pode ser ilustrada filme.

Congresso
É um evento restrito a ambientes associativos, que pretende debater tópicos de interesse específico de um segmento profissional. Organiza-se entre várias sessões de trabalho que compreendem debates, mesas-redondas, conferências, etc.

Cocktail
O Cocktail é um evento que tem uma duração pré determinada: começa geralmente às 6 ou 7 horas da tarde e encerra-se às 8 ou 9 horas da noite.
Neste cocktail os convivas circulam livremente, os anfitriões deverão receber os convidados à porta na primeira meia hora, pelo menos os de maior importância e seguidamente dão atenção a todos com breves palavras ou uma pequena conversa.
Os salgados são servidos por empregados, podendo igualmente estar dispostos num bufete. Caso não exista um empregado para servir as bebidas, um amigo ou amiga dos anfitriões poderá ajudá-los nesse serviço.
As bebidas são geralmente o Whisky, o Gin, o Vodka, o Rum, o Vermouth, o Vinho do Porto ou Madeira e o Champagne, além da cerveja e de sumos de frutas, refrigerantes, água mineral gaseificada ou não, água tónica e soda, para os que não tomam bebidas alcoólicas.  Em alguns eventos é somente servido um “Porto de Honra”.

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