terça-feira, 3 de julho de 2012

Relatório Crítico Individual da Ação de Formação 24NF2012 - Blogs e Expressão Escrita

 

Introdução


Ø  Sumário
Com este Relatório pretendo fazer uma breve apreciação da Ação de Formação 24NF2012 – “Blogs e Expressão Escrita”.

Ø  Objetivos
Quando me inscrevi nesta Ação de Formação os meus objetivos eram os seguintes:
- adquirir conhecimentos sobre os blogues – construção, organização e sua aplicação em contexto escolar;
- adquirir conhecimentos que permitissem facilitar a minha atividade docente e que servissem de apoio à aprendizagem dos alunos.

Desenvolvimento

Ø  Percurso formativo
No decorrer desta Ação adquiri vários conhecimentos relacionados com os blogs, nomeadamente:
- a sua utilidade e necessidade pedagógica, a necessidade de garantir clareza editorial na sua criação, as exigências e as dificuldades que se colocam à sua dinamização e exposição, o seu processo de construção e de configuração (esquema, fundo, definições, mensagens, páginas, introdução de texto, imagens e vídeos, agendamento de mensagens, entre outros), a melhor forma de relacionar o texto com as imagens inseridas, a necessidade de proteção e segurança dos dados publicados; os recursos online gratuitos disponíveis para a sua publicação (blogger, wordpress e pouterous) e para a captura de imagens e sua edição gráfica automatizada (Faststone Photo Resizer);

- fiquei a saber que é possível publicar uma mensagem sem utilizar o computador, nomeadamente através do telemóvel ou de outro equipamento 3G ou 4G e quais os respetivos benefícios (comodidade, publicação em tempo real e poupança de tempo), e que é, também, possível (utilizando da plataforma Posterous) distribuir, através de uma mensagem de telemóvel uma publicação com texto, imagem ou vídeo, por várias plataformas e redes sociais como facebook, twitter, etc.;

- tomei conhecimento de blogs premiados pelo seu conteúdo e mérito dos respetivos bloggers, de sites e de livros muito interessante sobre a informação/desinformação, a internet e as novas tecnologias e o seu impacto na sociedade/na vida pessoal e profissional;

- conheci pessoalmente o professor Paulo Prudêncio que, com base na sua grande experiência como blogger, explicou os efeitos que essa condição tem suscitado nas diversas facetas da sua vida.

O desenvolvimento das sessões foi muito positivo, sendo os conteúdos facilmente adquiridos, compreendidos e aplicados devido a determinadas qualidades do Formador, as quais classifico como excelentes, nomeadamente:
-          clareza e poder de comunicação;
-          relação estabelecida com os formandos;
-          nível de conhecimentos demonstrado;
-          fomento e troca de experiências;
-          experiência pessoal e profissional na aplicação dos blogs na atividade docente.
     
Quero salientar que foi muito importante a transmissão da experiência pessoal e profissional do Formador uma vez que é sempre positivo e fundamental ter acesso aos conhecimentos de um profissional que aplica os mesmos na sua atividade docente, contribuindo para o sucesso dos alunos.

Saliento, também, que esses conhecimentos foram transmitidos de forma clara e explicados/justificados através de exemplos concretos da realidade pessoal/escolar e através da referência a livros e sites, e da apresentação de vídeos relacionados com os conteúdos da ação e/ou com a sua aplicação.

Quero salientar, ainda, que a estratégia, utilizada pelo formador, de promover uma dinâmica de partilha entre os formandos, nomeadamente a apresentação do trabalho efetuado e das respetivas dificuldades e soluções na construção dos blogs, foi fundamental para aplicar os conhecimentos e reforçar a aprendizagem, permitindo atingir os objetivos propostos.


Ø  Trabalho desenvolvido/Materiais produzidos/Mudança de práticas

Com base nos conhecimentos adquiridos nesta Ação de Formação procedi à construção do meu primeiro blog, para o qual escolhi o nome de Ecoprof430, tendo por base o facto de ser professora do grupo disciplinar 430 (Economia e Contabilidade) e nos últimos anos letivos ter lecionado disciplinas pertencentes aos cursos profissionais.

Assim, escolhi o modelo e o esquema do blog de acordo com o objetivo principal do meu blog, que é um arquivo de documentação referente às disciplinas que leciono no ensino secundário. Nesse arquivo, tenho uma referência a cada um dos temas/conteúdos programáticos, que é acompanhada por um link para determinado site e/ou um vídeo que ilustra e reforça o texto apresentado na respetiva mensagem, o qual serve de base para um debate em sala de aula e/ou para a consulta e reforço da aprendizagem dos alunos. Tenho, também, imagens de atividades realizadas com os alunos (visitas de estudo, exposições, etc.).

No Ecoprof430, para além das mensagens, apresento o meu perfil, etiquetas que permitem uma procura rápida dos temas/conteúdos programáticos, páginas com o programa de cada uma das disciplinas lecionadas, vídeos associados a essas disciplinas, o arquivo do blog, links para sites que permitem uma pesquisa rápida de determinada informação e algumas miniaplicações (pesquisa, enviar por email, seguidores, visualizações de página, tradução e calendário/relógio).

Deste modo, considero que esta Ação de Formação teve um impacto muito positivo na minha prática pedagógica e na minha formação pessoal/profissional, tendo contribuído para:  
·         Adquirir conhecimentos sobre todo o processo de construção, configuração e organização de um blog;
·         Aprofundar conhecimentos sobre a importância e a utilidade/recursos  das novas tecnologias da informação;
·         Desenvolver capacidades, nomeadamente:
- dar resposta a problemas encontrados na prática docente, nomeadamente, através da transformação de problemas (encontrados na sala de aula) em novas ferramentas de trabalho;
- fazer face às novas exigências e características dos alunos, através da construção de materiais/ferramentas que permitem captar a sua atenção/interesse e proceder à mudança de atitudes/comportamentos com vista à melhoria do seu desempenho;
- adquirir maior domínio de algumas técnicas, nomeadamente utilizar as funcionalidades do blog/internet apropriadas a cada situação/realidade;
- responder às mudanças do sistema educativo, reconhecendo a necessidade de aprendizagem ao longo da vida e a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional;
- melhorar os meus conhecimentos e desempenho a nível profissional, enquanto orientadora do processo de ensino/aprendizagem.

Considero, também, que foi fundamental frequentar esta Ação de Formação, uma vez que adquiri conhecimentos que:
- me permitem utilizar uma “ferramenta” cuja aplicação dentro e fora da sala aula, irá contribuir para a aprendizagem dos meus alunos;
- alteraram os meus hábitos pessoais e de trabalho, pois todos os dias acrescento e/ou modifico algo (mensagem, atividade, etc.) no meu blog, de forma espontânea, sentindo satisfação e necessidade de publicar informação.


Conclusão

Ø  Apreciação global da Ação de Formação
Considero que os materiais/documentos de apoio fornecidos pelo Formador foram bastante importantes para a compreensão de todos os conteúdos da ação e que houve uma boa adequação entre os objetivos, os conteúdos e as metodologias utilizadas.

A estratégia de partilha e o bom desempenho do Formador foram fundamentais para a aquisição e aplicação dos conhecimentos, permitindo atingir os objetivos propostos.

Considero, também, que a calendarização, duração e o espaço onde decorreu a Ação foram adequados.

Penso que a avaliação da ação foi adequada, tendo sido diversificada, através da realização/participação nas tarefas realizadas durante as sessões e da realização do trabalho final.

O diagnóstico das necessidades de formação foi também efetuado através de questionário fornecido pelo Formador.

Por tudo o que referi, não sugiro nenhuma alteração aos objetivos, aos conteúdos e à avaliação da ação.

As minhas expectativas iniciais em relação a esta Ação de Formação foram largamente superadas. Considero que teve grande utilidade para a minha atividade docente, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos e para criar condições e capacidades que me permitirão melhorar o meu desempenho profissional e fazer face às mudanças do sistema educativo, pelo que a classifico como “Excelente”.
Anabela Santos

1 comentário:

  1. Excelente relatório. E parece-me que a formação foi mesmo muito proveitosa. Parabéns!

    ResponderEliminar